MANUAL DE ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polesello

Ft. Andreza Maroneze da Silva

Ft. Maria Cristina Arruda Neves

REABILITAÇÃO NA ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL

A fisioterapia pré-operatória tem o objetivo de orientar as etapas que estão por vir, preparar a musculatura, promover melhora da dor, adequar o ambiente de casa e trabalho para receber o paciente, ensinar a caminhar com dispositivos auxiliares de marcha além de discutir expectativas, precauções e medidas de autocuidado.

Além das orientações de exercícios domiciliares, a fisioterapia poderá utilizar alguns recursos para acelerar a reabilitação tais como: fortalecimento muscular, alongamento, treino de equilíbrio e propriocepção, reeducação do movimento e terapia manual (manobras nas fáscias, músculos e articulações, para proporcionar alívio da dor e relaxamento de tecidos moles) favorecendo a melhora da mobilidade e função.

Poderão ser acrescentados na terapia recursos de eletrotermofototerapia e os aparelhos que poderão ser utilizados são o laser, ultrassom, correntes analgésicas e correntes funcionais. Cada aparelho possui sua indicação específica e poderá facilitar a reabilitação pré-operatória.

O laser é um recurso físico que faz uso de energia fotônica que transmite luz para o tecido (vermelha ou infravermelha) e seus principais efeitos terapêuticos são analgesia, ação anti-inflamatória e bioestimulação. Já o ultrassom é um recurso que utiliza energia mecânica, que é conduzida por transdutor com cristais sintéticos, que entra em contato com a pele e promove redução da dor, diminuição da inflamação e facilitação do processo de cicatrização.

Nas correntes analgésicas (TENS ou interferencial) são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos específicos, que ativam mecanismos de controle do sistema nervoso, exercendo ação analgésica. Em paralelo, as correntes funcionais (FES ou russa) utilizam impulsos elétricos mais vigorosos para auxiliar a ativação e melhora da contração de músculos enfraquecidos, acelerando o ganho de força muscular.

Quanto mais preparado o paciente for para a cirurgia, mais rápida será a recuperação e retorno às atividades diárias de forma indolor.

Consulte os outros menus à esquerda para mais orientações.

 

Share This