PÓS-OPERATÓRIO INTERMEDIÁRIO

Após 4 a 6 semanas de pós-operatório, já poderá caminhar sem grandes dificuldades e acrescentar exercícios mais vigorosos. A seguir serão adicionados exercícios para fase intermediária da reabilitação e alguns que já foram aprendidos na fase pré-operatória. Sempre evolua as cargas com supervisão de um fisioterapeuta, pois cada paciente tem necessidades e dificuldades diferentes.

Alongamento para a coluna

Sentar em cadeira apropriada, com pernas afastadas e pés fixos no chão. Entrelaçar os dedos das mãos, esticar os braços e curvar coluna para frente. Manter postura por cinco respirações e retornar para posição inicial. Repetir 3 vezes.

 

Alongamento para a coluna

Sentar em cadeira alta, com a coluna ereta e braços ao longo do corpo. Contrair região abdominal e esticar os joelhos até a linha dos quadris. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 5 vezes.

 

Esticar os joelhos e contrair o abdome

Em pé, com mãos apoiadas em uma cadeira, dobrar o joelho em direção ao quadril. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 5 vezes. Em seguida, realizar com a outra perna.

 

Fortalecimento de isquiotibiais

Em pé, com mãos apoiadas em uma cadeira, agachar como se fosse sentar em um banco alto, sem deixar que joelhos ultrapassem a ponta dos pés. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 5 vezes.

 

Flexão de quadril com apoio na cadeira

Em pé, com mãos apoiadas na cadeira, dobrar o quadril em direção ao teto. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes. Em seguida, realizar com a outra perna.

 

Flexão do quadril

Em pé, com mãos apoiadas na cadeira, levar uma das pernas para o lado. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes. Em seguida, realizar com a outra perna.

 

Abdução do quadril (levar para o lado)

Em pé, com mãos apoiadas na cadeira, levar uma das pernas trás. Manter posição por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes. Em seguida, realizar com a outra perna.

 

Extensão de quadril com apoio na cadeira (levar para trás)

Em pé, com mãos apoiadas na cadeira, pés afastados, elevar os calcanhares e retornar. Realizar 3 séries de 5 repetições.

 

Tríceps sural (ponta dos pés)

Share This