PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Considera-se pós-operatório imediato as primeiras 24 horas após o procedimento. Durante o primeiro dia, você será estimulado a movimentar de forma ativa o quadril, joelho e tornozelo e contrair região abdominal, glútea, quadríceps e panturrilha, a fim de prevenir problemas circulatórios, em especial a trombose venosa profunda (TVP). Em seguida, evitar posições de risco para luxação (deslocamento da prótese de sua posição) e estimulado assim que possível a sentar, permanecer em pé e caminhar com auxílio de dispositivo auxiliar de marcha.

Serão orientados exercícios iniciais, todos deverão ser realizados lentamente, várias vezes por dia dependendo da tolerância. Mesmo que sinta leve desconforto, deverá realizar. Não permita que outra pessoa o ajude nos exercícios, faça dentro de sua capacidade.

Ativação de músculos centrais (core)

Deitar de barriga para cima com braços esticados e joelhos dobrados. Puxar o ar pelo nariz, soltar pela boca lentamente e contrair a região abdominal. Manter contração por 10 segundos em conjunto com a respiração e relaxar. Repetir 10 vezes.

 

Ponte (elevação do quadril)

Deitar de barriga para cima com braços esticados e joelhos dobrados. Puxar o ar pelo nariz, soltar pela boca e contrair região glútea, como se fosse levantar quadril da cama. Manter contração por 10 segundos e retornar. Repetir 5 vezes.

 

Bomba de tornozelo (movimentar os pés)

Deitar de barriga para cima com pernas esticadas, movimentar os pés para cima e o joelho para baixo contraindo ao máximo a musculatura. Este exercício vai estimular sua circulação para evitar problemas, como a trombose venosa profunda. Realizar 10 repetições.

 

 

Ativação de quadríceps (esticar os joelhos e comprimir almofada)

Deitar de barriga para cima com joelhos apoiados sobre uma almofada. Esticar os joelhos, contrair a coxa, manter posição por 10 segundos e retaxar. Repetir o exercício 5 vezes.

 

 

Flexão e extensão de joelho (bicicleta)

Deitar de barriga para cima com braços ao lado do corpo. Dobrar um dos joelhos, deslizando pé pela cama e em seguida, esticar. Repetir 10 vezes. O exercício pode ser realizado de forma alternada entre as pernas.

 

Share This