5. Contra-indicações e complicações

A maior contra-indicação para a artroscopia do quadril é a não obtenção de espaço articular adequado, como na anquilose, (que é a fusão articular natural. Quando provocada cirurgicamente, chama-se artrodese), artro-fibrose, grande destruição articular ou mesmo nos casos cujo exame físico demonstra grande diminuição do arco de movimento. A infecção superficial ou abrasões da pele próxima ao portal de entrada também representa contra-indicação.

Casos de necrose avascular da cabeça femoral estável, não progressiva da cabeça femoral também devem ser contra-indicados, já que observou-se muitos casos de progressão da doença após a artroscopia. Outra contra-indicação relativa é a fratura do acetábulo, onde poderá ocorrer o extravasamento abdominal do líquido de infusão, geralmente sob pressão. A obesidade grave também é contra-indicação relativa, já que o tamanho das cânulas pode não ser suficiente para atingir a articulação(17)(18) (9).

Quanto aos portais de acesso, o maior índice de complicações ocorre no posicionamento do portal anterior, que se localiza próximo aos ramos superficiais do nervo cutâneo lateral da coxa que podem ser seccionados, provocando parestesia (deficiência de sensibilidade) no território do nervo, que é na face lateral da coxa, ou mesmo neuroma doloroso. Como é necessária grande quantidade de tração para obtenção de espaço articular adequado, é de se esperar que muitas complicações ocorram devido a isto, como por exemplo paresia do nervo pudendo, que pode ocasionar formigamento no períneo (pênis ou vagina), femoral (dificuldade de extensão do joelho) ou ciático (dificuldade de extender o pé), parestesia (formigamento) e edema do dorso do pé, edema da vulva ou da bolsa escrotal. Infecção superficial ou profunda é rara. Pode ocorrer também a quebra de instrumentos dentro da articulação ou nas partes moles e também lesões iatrogênicas (Dicionário Houaiss: geração de atos ou pensamentos a partir da prática médica) quando da penetração articular, principalmente no portal lateral, o primeiro a ser estabelecido e posicionado às cegas, lesando o lábio acetabular, como abrasão da cartilagem, tanto acetabular quanto femoral pelo contato com os instrumentos.
Apesar de todos os riscos, o índice de complicações geral da artroscopia do quadril varia de 1,6 a 5% dos casos(18).

Share This